Espátulas

As espátulas são itens muito úteis e versáteis na cozinha, por isso não podem faltar no conjunto de ninguém. Entre os usos delas, podemos destacar: virar ingredientes na frigideira, cortar ou pegar certos alimentos, e outras opções.

Esse tipo de colher para cozinhar possui uma extremidade mais larga e um cabo longo para manuseio. A maior parte da peça pode ser lisa ou ter algumas cavidades por onde escorrem alguns líquidos durante o preparo de determinadas receitas. Continue lendo para entender sobre os diferentes modelos disponíveis.

Saiba quais são as diferenças entre os tipos de espátulas

Como citamos acima, há mais de uma opção de espátulas para você adquirir e completar seus utensílios de cozinha. Cada uma possui formato, tamanho e material específicos, que ajudam em diferentes passos de qualquer receita.

Espátula vazada

Esse é um dos tipos de espátula mais usados em receitas básicas, principalmente para quem costuma consumir frituras. O formato favorece o preparo, deixando o alimento mais sequinho, já que o óleo pode escorrer pelos furos da peça.

Espátula para patê

A espátula de patê possui um tamanho menor que os outros modelos, já que é indicada para passar patê ou manteiga em pão, torrada, bolacha, etc. Essa versão possui a ponta arredondada, de forma que não deixa furos nos ingredientes.

Espátula reta

Com essa espátula multifuncional reta, é possível cortar pizzas e manusear ingredientes que vão na chapa. A ponta reta e mais larga que de outros modelos ajuda a realizar essas ações sem grandes problemas.

Espátula para bolo

Como o próprio nome indica, essa versão é feita para ser usada com bolos. Ela costuma ser fina e contar com uma dobra que traz mais precisão tanto na hora de cortar um pedaço quanto ao espalhar cobertura em cima da sobremesa.

Espátula para tortas

A espátula para tortas possui um formato de um triângulo com a ponta mais arredondada. Ela serve para cortar pedaços de vários tamanhos de um jeito prático, mantendo toda a integridade deles na hora de colocá-los em um prato, por exemplo.

Conheça os tipos de materiais de espátulas

Além dos diferentes formatos e versões, é possível encontrar variação no tipo de material. Uma opção muito popular e prática na cozinha é a espátula de silicone. Ela é ótima porque, além de ser resistente a altas temperaturas, não transfere calor, é flexível e muito fácil de lavar.

Também temos opções de nylon, um material durável e resistente, cujas características se assemelham às do silicone. Essa versão, porém, é mais firme, feita para quem não gosta de utensílios flexíveis.

É claro que as opções de aço inox não podem ficar de fora da lista. Elas são leves, o que facilita no manuseio, e também são consideradas resistentes. Sendo assim, são peças de qualidade para se ter na cozinha por muito tempo.

Confira outros utensílios para deixar sua cozinha completa

Agora que você já conferiu as informações necessárias, é só explorar a nossa página para levar as opções que mais têm a ver com você. Temos desde kit de espátula de silicone até conjuntos para patê e manteiga para quem prefere adquirir jogos a peças individuais.

Aqui na Camicado, temos vários produtos para deixar a sua cozinha sempre completa e tudo aquilo que você precisa para cozinhar o que quiser. Para deixar seu ambiente sempre organizado, confira nossas opções de porta-utensílios, que guardam suas peças.