Panelas de pressão

As panelas de pressão são essenciais para cozinhar alimentos de modo mais rápido. Isso acontece porque elas conseguem manter a água em uma temperatura maior que o ponto de ebulição, reduzindo o tempo comum de preparo de algumas receitas.

Assim, você não precisa desperdiçar gás e energia com algum ingrediente no fogo cozinhando por muito tempo. Com a panela de pressão ideal, é possível acelerar essa etapa e adiantar a sua receita, agilizando todo o processo final.

Encontre variadas opções de panelas de pressão

As opções de panela de pressão podem variar em tamanho, velocidade de cozimento, segurança, facilidade de uso e durabilidade. Sendo assim, vamos explicitar um pouco mais de cada um desses pontos para ajudar a escolher o modelo mais adequado às suas necessidades.

Tamanhos variados

Existem várias versões dessa peça com diferentes tamanhos. As opções de panela de pressão pequena, com até 5 litros de capacidade, são ideais para quem vai preparar receitas menores ou mora sozinho.

Já os modelos maiores, como é o caso da panela de pressão 7 litros, são mais indicados para quem vai preparar uma refeição grande. Por isso, se tiver muitos membros na família ou se quiser apenas armazenar as sobras para outros momentos, essa é a melhor alternativa.

Materiais de revestimento

Um dos fatores que influenciam o tempo de cozimento é o material usado no revestimento. Os modelos que distribuem mais uniformemente o calor por todo o recipiente costumam acelerar esse processo.

Assim, vale a pena optar por versões antiaderentes e materiais que facilitem essa distribuição. A panela de pressão inox e a de alumínio são alguns desses modelos e também se destacam por conta da durabilidade, da resistência e da leveza.

Segurança

Outro fator importante é a segurança das panelas de pressão. Muitas pessoas evitam esse utensílio por não saberem exatamente a forma mais segura de usá-lo. Porém, basta entender o funcionamento e garantir que as válvulas estejam funcionando corretamente.

Os modelos convencionais possuem borracha na tampa para garantir a vedação completa da pressão dentro do recipiente. Quanto às válvulas, a de controle faz o chiado, indicando quando a panela pega pressão, enquanto a de segurança salta para fora, garantindo que a pressão saia do jeito mais seguro.

Lembre-se de não abrir a panela imediatamente, pois é importante deixar todo o vapor sair, e se atente para que a borracha não esteja ressecada antes de fechá-la. Os modelos elétricos também possuem mais recursos de segurança e podem controlar automaticamente as mudanças de temperatura em tempo programado.

Facilidade no uso

Cada modelo possui vantagens e características específicas. Os mais convencionais trazem mais opções de regulagem do calor e podem ser controladas pelo fogo no fogão. Já as panelas de pressão com visor elétricas se destacam pelas funções programáveis.

Além disso, elas são fáceis de limpar. Enquanto o modelo tradicional pode ser inteiramente higienizado debaixo da água, já que todas as peças são laváveis, a versão elétrica exige mais cuidado e foco na limpeza da parte interna e da tampa, sem prejudicar outros componentes.

Descubra as melhores marcas de panela de pressão

Aqui na Camicado, você encontra as melhores marcas para levar para casa. Temos diversas versões de panela de pressão Tramontina, Multiflon, Brinox, Barazzoni, Nigro, Rochedo e outras. Assim, você garante produtos de qualidade para usar na sua cozinha com segurança.

Confira também outros produtos para completar a cozinha. Temos incríveis jogos de panela para trazer ainda mais facilidade ao preparar suas receitas favoritas. São diversas opções para os mais variados gostos. Deixe seu espaço do seu jeitinho com nossos produtos.