Travessas

Para servir pratos, aperitivos, sobremesas, frutas, entre outros alimentos, as travessas são muito úteis e versáteis. Há modelos em que é possível cozinhar e assar alimentos no forno ou até levá-los ao congelador. Assim, esse é um item indispensável para se ter mais praticidade na cozinha.

Além disso, existem muitos tamanhos, formatos e materiais de travessa, perfeitos para usar de diferentes formas. Elas são um utensílio ideal para quem ama cozinhar e servir amigos e família no dia a dia ou em momentos especiais. Veja mais detalhes sobre esse item e descubra as funcionalidades para cada tipo.

Quais são os principais tipos de travessa?

Apesar de ser um objeto comum na cozinha, alguns modelos podem ser mais adequados para determinadas finalidades e tipos de alimentos. Sendo assim, é importante saber quais são os diferenciais de cada tipo e para quê servem. Confira!

Travessa para salada

Também conhecida como saladeira, a travessa para salada costuma ser um pouco mais profunda, para que as verduras caibam nela e que os temperos e molhos não sejam derramados. É possível encontrar esse modelo de travessa de vidro, de madeira e de inox, além de formatos como retangular e redondo.

Travessa para assados

Para caber os alimentos que são assados, é essencial que o material de fabricação seja resistente a altas temperaturas e de um tamanho ajustado à capacidade do seu forno. Nesse caso, a travessa oval ou retangular é a mais comum.

Travessa rasa

É uma travessa quadrada, retangular ou redonda, mais plana e ideal para servir alimentos frios como queijos, presunto, frutas, torradas, sushi e sashimi, entre outros semelhantes. Ela pode ser posicionada na mesa para servir algum acompanhamento ou até mesmo o prato principal.

Molheira

É um tipo menor de travessa, que comporta entre 200 e 300 ml de molho para ser servido junto aos pratos principais ou à entrada. Ela tem maior profundidade para não derramar os líquidos e pode ser encontrada em diferentes formatos. As mais tradicionais são feitas de porcelana ou vidro.

Quais critérios analisar ao comprar sua travessa?

Após entender mais sobre os diferentes tipos de travessa e suas finalidades, pode ser que ainda surjam dúvidas sobre qual delas comprar. Para facilitar sua escolha, veja os critérios que você pode levar em consideração nesse momento.

Material

Uma das principais características a analisar é o material de fabricação, já que ele interfere tanto na estética, quanto na função da travessa, se ela pode ir ao forno ou não, por exemplo. Assim, algumas travessas de porcelana não são indicadas para o micro-ondas pela pintura à base de metais, como ouro, que seria danificada.

Já pensando na decoração da mesa, é possível escolher a que mais combina com o seu aparelho de jantar. Se você prefere um visual mais descontraído, pode optar por uma travessa de cerâmica colorida, por exemplo.

Tamanho

Para que você tenha maior praticidade na cozinha, é indicado ter alguns tamanhos diferentes para servir alimentos variados. Na Camicado, você encontra conjuntos de travessa de servir que vão deixar a sua mesa organizada e bonita.

Além disso, o tamanho também pode variar conforme a finalidade de cada travessa, como no exemplo da molheira e da travessa para assar alimentos. Assim, ao servir uma refeição é possível que você precise utilizar diferentes modelos e tamanhos ao mesmo tempo, por isso é importante contar com mais de um deles em casa.

Formato

Alguns tipos de alimentos que você quiser servir pedem um certo formato de travessa. Podemos usar como exemplo os peixes, que cabem melhor em recipientes retangulares ou ovais. Para servir frutas, você pode até optar por formatos mais inusitados, perfeitos para uvas ou maçãs, por exemplo.

Já no caso de tortas, que podem ser quadradas, retangulares ou redondas, é possível utilizar uma variedade maior de travessas para prepará-las e servi-las. Sendo assim, esse é um critério especial para se manter atento ao escolher a sua travessa ideal.

Conte com a Camicado para encontrar sua travessa!

A Camicado oferece os mais variados produtos para casa e decoração, como é o caso das travessas. Confira nosso catálogo de itens para mesa e encontre também aparelhos de jantar, talheres, toalhas, entre outros utensílios para cozinha!