Formas

Seja para assar, cozinhar, levar para a geladeira ou no preparo de sobremesas, as formas são essenciais para deixar suas receitas mais deliciosas. Cada tipo é ideal para certos alimentos e possui certas funcionalidades. Por isso, é um utensílio indispensável para quem ama cozinhar.

Os tamanhos e formatos também são relevantes para o preparo de cada receita, já que diferentes alimentos exigem um tamanho específico de refratário, assim como o formato pode alterar uma torta ou bolo. A seguir, entenda mais sobre esse item importante da cozinha e escolha sua forma ideal!

Principais modelos de formas e sua funcionalidade

Os tipos de formas são muitos e, na sua cozinha, pode ser necessário contar com mais de um para preparar os alimentos no dia a dia. Você conhece a funcionalidade de cada modelo? Confira!

Retangular

A forma retangular é muito utilizada para o preparo de carnes e peixes assados, além de lasanhas. Ela é bastante versátil, já que é possível preparar muitos pratos diferentes com ela.

Está disponível em diversos tamanhos e pode ser utilizada para assar variados tipos de alimentos, como pão de queijo, nuggets, salgadinhos, entre outros. Por isso, é um item básico para se ter na cozinha.

Redonda

Muito utilizada para o preparo de pratos doces, a forma redonda também é bastante popular nas cozinhas. Com ela, é possível fazer o famoso bolo em camadas, além de pratos como pavê e mousse.

Para quem deseja fazer um bolo em camadas, o ideal é ter mais de uma forma de bolo redonda, com tamanhos diferentes. Assim, é possível assar as massas e depois empilhá-las uma em cima da outra.

De pudim

Como o nome já diz, a forma de pudim é ideal para o preparo dessa sobremesa, já que ajuda no cozimento da massa. É redonda, tem um furo no meio e, em alguns modelos, possui tampa.

Também pode ser usada para assar bolos ou para o preparo de um manjar. Ela serve também para algumas receitas de pão doce, para que o alimento fique no formato desejado.

Com fundo removível

A forma com fundo removível é muito prática para ser utilizada, porque facilita o processo de desenformar bolos e tortas. Esse modelo possui um fecho na lateral, por isso, ao terminar de assar o alimento, basta soltar a trava e retirar a forma.

Dessa maneira, evita-se que o bolo ou a torta quebre na hora de ser retirado da forma, principalmente se ainda estiver quente. Essa opção ajuda a manter o formato desejado, o que favorece a apresentação do prato.

Para Muffin e Cupcake

As forminhas para muffin e cupcake podem ser tanto individuais quanto uma assadeira grande com compartimentos para os bolinhos. Isso facilita muito o preparo desse tipo de sobremesa, já que assa todos por igual.

Você ainda pode escolher entre formatos diferentes para cada bolinho, principalmente se estiver cozinhando para as crianças. Também é possível assar tortinhas pequenas ou preparar porções individuais de receitas salgadas.

Material utilizado nas formas

Outro fator importante para se levar em consideração ao escolher a sua forma é o material de fabricação. É importante lembrar que ele precisa ser resistente a altas temperaturas. Veja os materiais mais comuns nas formas!

Cerâmica

Esse material é muito resistente e suporta altas e baixas temperaturas, por isso é bastante versátil em seu uso. A forma de cerâmica também tem uma aparência bonita para sair do forno e ir direto para a mesa. Ela também contribui para que o calor se distribua igualmente pelo alimento e que o cozimento seja uniforme.

Silicone

As formas feitas neste material são antiaderentes, o que traz mais praticidade para o preparo dos alimentos. Ele é totalmente seguro para a saúde e muito maleável, o que torna fácil desenformar bolos, por exemplo. Você encontra formas de silicone em variados formatos e tamanhos, para preparar muitas receitas.

Aço carbono

O aço carbono retém e conduz o calor muito bem, além de assar uniformemente todos os alimentos. Nesse tipo de forma, podem ser feitos pratos como gratinados, peixe grelhado, legumes assados, entre outros. É fácil de limpar, e é possível encontrar diversos formatos do utensílio feitos com esse material.

Vidro

Também muito utilizado em formas, o vidro tem a vantagem de ser altamente resistente a odores, além de contribuir para a apresentação de algumas sobremesas. Ele é resistente a manchas e também facilita na hora da limpeza, além de poder ser utilizado tanto no forno quanto na geladeira.

Todos os modelos de formas você encontra na Camicado!

 

Facilite a sua vida na cozinha com as formas da Camicado. Encontre aqui todos os modelos, formatos e tamanhos que precisar e cozinhe todo tipo de alimentos. Confira também nossos outros acessórios de cozinha para tornar o preparo das refeições mais prático!